fique por dentro

QIRON NEWS

Fique em dia com as principais notícias e novidades sobre as soluções Qiron Intelligence:

Automatize processos com o Preditor de Categorias do Mercado Livre

Quem quer se destacar dos concorrentes e ampliar a sua lucratividade em marketplaces com segurança, de um jeito escalável, precisa justamente disso: mais tempo para a estratégia do negócio do que para o operacional. 

Neste artigo, vamos mostrar como é possível automatizar e otimizar processos com o Preditor de Categorias sem ter que entrar no Mercado Livre para fazer a vinculação. Leia e descubra como avançar com essa funcionalidade! 


O que é Vínculo de Categorias? 

O vínculo de categorias é um processo que consiste em associar os produtos às categorias adequadas em cada marketplace. Isso é essencial para garantir que os consumidores encontrem facilmente os itens que procuram e, claro, para aumentar a visibilidade dos produtos. 

Além disso, uma categorização correta melhora a experiência do usuário e pode resultar em maiores taxas de conversão de vendas. Ela garante que os algoritmos dos marketplaces exibam os itens de forma relevante nas buscas, ampliando as chances de lucrar mais no marketplace. 

Vale lembrar que cada marketplace tem suas próprias categorias e estrutura, o que torna esse processo ainda mais complexo. Afinal, você precisa acessar cada plataforma para realizar a vinculação conforme as suas especificidades. 

O problema é que, com o aumento constante do número de produtos disponíveis no mercado e a criação de novas categorias e subcategorias pelos marketplaces, o processo de vinculação se torna ainda mais trabalhoso e demanda tempo. 

Felizmente, existem ferramentas e soluções que auxiliam no processo. Elas podem, por exemplo, utilizar inteligência artificial e aprendizado de máquina para sugerir a categoria mais adequada para cada produto, tornando o processo mais ágil e preciso. E é sobre isso que vamos falar agora! 


O que é o Preditor de Categorias do Mercado Livre? 

Quando vamos vender no Mercado Livre, temos o Preditor de Categorias, uma funcionalidade que utiliza Inteligência Artificial para recomendar automaticamente a categoria adequada para cada produto. 

Com um banco de dados extenso, o Preditor analisa as informações do item e sugere a categoria mais apropriada, facilitando e agilizando o processo de vinculação. 

O objetivo principal do Preditor de Categorias é facilitar a gestão do e-commerce, economizando tempo e esforço no processo de categorização dos produtos. 

Ao garantir que os produtos sejam vinculados às categorias mais apropriadas, a ferramenta contribui para melhorar a visibilidade dos itens na plataforma, proporcionar uma melhor experiência de compra aos consumidores e aumentar as chances de conversão de vendas. 


Para quem é destinado? 

O Preditor de Categorias é especialmente útil para gerentes de e-commerce e sellers com uma grande quantidade de produtos e muitas vinculações a serem feitas. Se você está iniciando a venda de uma nova categoria de itens, então, ele é perfeito. 

Para quem está passando pelo processo inicial de vinculação ele otimiza o tempo gasto com a categorização, permitindo que os gestores se concentrem em outras atividades estratégicas para o crescimento do negócio. É uma ferramenta ideal até para quando o próprio Mercado Livre cria uma nova categoria de produtos. 


Como funciona a ferramenta, na prática? 

O Preditor de Categorias do Mercado Livre funciona de maneira simples e intuitiva, e você vai notar que é possível otimizar ainda mais o processo. Veja o passo a passo:

Cadastro do produto — cadastre o produto no Mercado Livre ou em um hub de integração, como o ANYMARKET, fornecendo informações detalhadas sobre o item, como título, descrição, marca, modelo e demais características relevantes; 

Análise do Preditor de Categorias — após o cadastro, o Preditor de Categorias entra em ação, analisando as informações fornecidas sobre o produto. Utilizando sua Inteligência Artificial e um extenso banco de dados, a ferramenta identifica a categoria mais adequada para o item; 

Sugestão de categoria — com base na análise, o Preditor do Mercado Livre sugere a categoria mais apropriada para o produto. Em alguns casos, ele pode apresentar mais de uma opção, permitindo que você selecione a que considera mais adequada; 

Sugestão automática de vinculação — após a seleção da categoria sugerida pelo Preditor, há uma sugestão de vincular o produto à categoria escolhida na plataforma do Mercado Livre. Dessa forma, o usuário faz a avaliação e decide se opta pela sugestão da vinculação;

Revisão (opcional): você pode revisar e ajustar a categorização dos produtos, caso julgue necessário. Entretanto, a precisão do Preditor de Categorias tende a ser alta, e geralmente os ajustes não são necessários. 

  • Data:

    07 maio 2023

  • Categoria:

    Marketing Digital

  • Autor:

    AnyMarket

  • Tags:

    Internet, E-commerce, Vendas

Quer receber nosso informativo? Cadastre-se!